O que são ativos de marca?
Gosto de falar de marcas como se falasse de pessoas, acho que ajuda a entendê-las como um ser vivo com personalidade, nuances e camadas. Algo capaz de causar uma impressão.
Quando conhecemos alguém, podemos gostar ou não da pessoa e isso nos fará ter ou não uma relação com ela. Sabe quando o santo bate? Quando você deseja ser amiga, ter a pessoa por perto? Isso acontece por conta da identificação que sentimos, por exemplo ao descobrir que aquela pessoa que você acabou de conhecer assiste a mesma série, gostou do mesmo filme, amou o mesmo álbum. É difícil se conectar com o que não reconhecemos.
É a mesma coisa com uma marca. Existe um universo por trás de cada uma capaz de conquistar uma legião de pessoas. E acredite: todas têm esse universo e todas causam uma impressão. Mesmo se for uma má impressão, mesmo se for algo mal construído. Não existe o "vazio", não existe o não branding ou o não design. Existe o bom ou o ruim, e o fato de "não ter nada" por si só já é uma mensagem.
Por isso, é preciso dominar a forma com sua marca será vista, pois ela será querendo ou não. Não é melhor ter o controle da narrativa? Para isso, planeje estrategicamente e cultive os ativos da sua marca.
"Ativos de marca são elementos que definem a identidade de uma empresa e que são facilmente reconhecíveis. São componentes que distinguem uma marca no mercado e que ajudam os consumidores a identificá-la rapidamente."
Alguns exemplos de ativos de marca são:
Logotipo
Slogan
Tipografia
Cores
Voz da marca
Mascotes
Jingles
Embalagens
Sons ou movimentos únicos
Esses ativos causam um reconhecimento mesmo sem mencionar o nome ou o logo. Através deles criamos associações mentais instantâneas que fortalecem a presença da marca. Eles compõe e corroboram a identidade, em diferentes canais e através de diferentes estímulos.
Pode ser difícil administrar vários ativos ao mesmo tempo, por isso você pode focar em alguns e torná-los memoráveis. Como uma pessoa: alguém pode ter vários interesses mas normalmente vai ser conhecida por uma ou duas características marcantes.
Também é importante definir qual ativo focar conforme o segmento e ponto de contato. Por exemplo: mascotes e personagens, podem funcionar muito bem para alguns segmentos e podem não combinar com outros. Tudo vai depender da linguagem da marca.
A Mastercard por exemplo, usa bastante os círculos vermelho e amarelo, além do conceito "Priceless" que começou em 1997 e se tornou parte do DNA da marca.
Mc Donald's além do M usa o mascote.
Um dos ativos mais eficazes de todos, o jingle, já foi utilizado por diversas marcas como o Guaraná Antarctica, quem não lembra até hoje dos filmes Pizza e Pipoca que viraram clássicos da propagando brasileira com a letra "pipoca e guaraná, que programa legal..."?
Existem muitos ativos pra explorar e algum deles vai dar match com a personalidade da sua marca!