A importância da embalagem
Quando você pensa em embalagem qual a primeira imagem que vem na sua mente? Prateleira de supermercado, quiosque de shopping, mostruários, displays, garrafa de vinho, caixa de cosméticos?
Com certeza são memórias visuais e sensoriais. E se você praticar o consumo consciente, pode até não comprar nada só pela embalagem mas é impossível não notar um produto bem apresentado em um espaço com diversas opções. E esse é um dos objetivos de uma embalagem: se destacar.
Porém, embalagem não deve ser apenas bonita, ela tem função: proteger e informar. Ela contém informações obrigatórias sobre ingredientes e modo de uso, além de guardar o produto e precisar ter a qualidade necessária para resistir ao transporte, à exposição na loja, ao toque. Com esses requisitos garantidos, podemos pensar na parte criativa.
Uma embalagem eficiente é também um recurso de branding para comunicar, envolver e atrair, aproveite essa oportunidade para arrebatar de vez o coração do seu consumidor. Já faz muito tempo que comprar não é um ato resolutivo em que o produto só precisa cumprir sua função. A concorrência é insana e para ser visto todas as pontas da sua comunicação precisam estar afinadas.
Neste exemplo da rhode skin, a marca de make e skincare da modelo e influenciadora Hailey Bieber, a linha the fall duos possui embalagem minimalista, característica da marca, e transmite a energia do outono através das cores, combinações, texturas e ensaio fotográfico com grãos de café. A embalagem é uma storyteller aparecendo em cenários envolventes e replicáveis. O desejo criado não é de comprar um gloss, mas sim uma atmosfera, um estilo de vida.
Importante dizer que embalagem não é somente a sacola, a caixa ou o rótulo, é também o recipiente. Escolha-o com estratégia para compor a experiência do uso: um pump gostoso de apertar, um pote fácil de abrir, um material agradável ao toque. Esse contato direto faz parte do uso e ficará atrelado a qualidade do produto.
Também é importante levar em consideração o impacto ambiental da embalagem. Embalagens sustentáveis, feitas com materiais reciclados ou recicláveis são ainda mais valorizadas. Inclusive esse pode se tornar um diferencial no marketing do seu produto, como é o caso dessas marcas:
Dove
A empresa divulgou que vai começar a vender seus produtos em recipientes feitos em plástico 100% reciclado. Também planeja começar a testar embalagens de desodorante feitas com aço inoxidável que podem ser reutilizadas até 100 vezes através da compra de um refil.
Água na Caixa
Com até 91% da embalagem feita em conteúdo renovável, é a primeira marca de água mineral carbono neutro no Brasil, compensando 100% de suas emissões. A Água na Caixa foi pensada para ser uma alternativa mais sustentável ao consumo de água fora de casa.
Veuve Clicquot
A marca criou embalagens ecológicas isotérmicas usando uma mistura de batata, fibras naturais, papel e água.
Uma embalagem bem projetada é um investimento estratégico que influencia diretamente o sucesso comercial de um produto. Confira o checklist da embalagem de sucesso:
Proteção do Produto
Conservação
Informação e Comunicação
Marketing e Venda
Facilidade de Uso e Transporte
Responsabilidade Ambiental
Quer ter um projeto de embalagens personalizado e estratégico? Eu posso te ajudar, mande um e-mail ou me chama no WhatsApp pra criamos juntos.